segunda-feira, outubro 26, 2009

Mentiras...



A pessoa mente porque é covarde e esta covardia se deve ao fato de seu egoísmo fazer com que ela de alguma forma, se beneficie desta mentira, sem se importar com o mal que fará aos outros.
O indivíduo mente, acredita na própria mentira, finge-se de ofendido se questionado e quando não tem saída, tenta justificar o injustificável, atacando, arrumando pretextos, se fazendo de vítima ou mentindo mais ainda.
Isso se chama dissimulação, maldade e falta de caráter.
Os que agem desta forma, são justamente os que mais julgam o comportamento dos outros, esquecendo-se do seu próprio.
Não estamos falando da "mentirinha" usada para surpreender alguém ou para descontrair. Falamos da mentira que destroi, humilha e engana buscando vantagem, encobrindo a covardia ou falta de caráter. Os mentirosos de plantão, que se julgam ótimos atores e que normalmente se gabam disso, constumam falar muito de "mentiras construtivas" ou "mentiras necessárias" para justificar seus atos. Não se esqueçam de que existe uma linha tênue separando o "necessário" daquilo que é conveniente.

1 Lembranças:

Julio disse...

Lindo o texto, meu anjo. E se me permite acrescentar, temos pessoas dessa categoria em todos os níveis, não é? Até mesmo dentro da nossa própria família. Ou, talvez pior, pessoas em quem confiamos nosso amor, nossos sentimentos mais puros e profundos. Mas estamos sempre sujeitos a ter esse tipo de gente passando por nós... e o que nos resta fazer? Apenas aprender com a fraqueza delas... ;-) Beijos, adoro você!